TRATAMENTO DE ÁGUA
- 11 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
No dia 11 de abril de 2017, terça-feira, os alunos do 1º ano B da escola Rita de Cássia da Silva foram na ETA (estação de tratamento de água) Sanasa Campinas rio Capivari, junto do professor Sidney de português para fazer um estudo do meio para entender e aprender melhor sobre o assunto água. O profissional que nos guiou e nos informou sobre o assunto, mostrou pra nós todas as etapas do tratamento da água, desde o rio até as nossas torneiras.
A primeira etapa é chamada de clarificação, nessa fase acontece três trajetos que são : floculação, decantação e filtração, nesse processo todas as partículas de impurezas são removidas deixando a água límpida. Mas ainda não está pronta para ser usada. Para garantir a qualidade da água, após a clarificação é feita a desinfecção, Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio, esse produto faz com que as impurezas aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos. Na decantação, como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água caem e se depositem no fundo do decantador. Na fase da filtração, a água passa por várias camadas filtrantes onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação. A água então fica livre das impurezas. A cloração consiste na adição de cloro, esse produto é usado para destruição de microorganismos presentes na água.
Esse estudo foi bom para nos conscientizar sobre o que fazemos com um bem tão precioso que é a água, ela é vida, e temos que cuidar dela. Muitas vezes jogamos coisas sujas dentro de rios, privadas, pias e não pensamos o quanto isso pode fazer mal para nós mesmos, pois além do trabalho maior que damos para a equipe da Sanasa, eles nos "prejudicam" colocando cada vez mais químicas dentro da nossa água, a que bebemos, fazemos nossa comida, nos banhamos e muito mais. Isso fez eu e meus colegas pensar mais quanto o que fazemos com ela, e onde jogamos nossa sujeira fora.
Comentários